INFORMAÇÕES
AO PACIENTE
- Dor Lombar
Se você estiver sentindo dor lombar, você não está sozinho. Um por cento têm algum tipo de dor nas costas durante sua vida. Embora a dor lombar possa ser bastante debilitante, em cerca de 90 por cento de todos os casos, a dor melhora sem cirurgia. No entanto, 50 por cento de todos os pacientes que sofrem de um episódio de dor lombar terá um episódio recorrente no prazo de um ano.
A Coluna Lombar
A coluna lombar (parte inferior das costas) é constituído por cinco vértebras na parte inferior entre as costelas e a pelve. As vértebras são amortecidas por pequenos discos. Estes discos são redondos e achatados, com uma resistente camada externa (anel) que circunda um material gelatinoso chamado de núcleo. Diversos ligamentos grossos ligam as vértebras de forma a segurar o material do disco no lugar. Dos 31 pares de nervos espinhais e raízes, cinco lombares (L1-L5) e cinco pares de nervos sacrais (S1-S5) se conectam, inervando a pelve e os membros inferiores.
Diagnóstico de sua Dor Lombar
O diagnóstico é feito por um neurocirurgião e é baseado nos sintomas, no exame físico e nos resultados dos estudos de diagnóstico.
Alguns pacientes podem ser tratados de forma conservadora e, em seguida, submetidos a exames de imagem se a medicação e fisioterapia se mostrarem ineficazes. Estes testes podem incluir a tomografia, a ressonância, as radiografias simples, a eletromiografia, a mielografia e o bloqueio seletivo da raiz acometida entre outros.