INFORMAÇÕES
AO PACIENTE
- Opções de tratamento para dor lombar
As opções de tratamento incluem fisioterapia, exercícios específicos para as costas, redução de peso, injeções de esteróides (corticosteróides por via epidural), anti-inflamatórios, reabilitação e atividade limitada. Além disso, acupuntura e reeducação postural podem ter um papel relevante. Todas estas opções de tratamento são destinadas a aliviar a irritação das raízes nervosas. Normalmente recomendamos de quatro a seis semanas de tratamento conservador antes de considerar a cirurgia.
Se a dor lombar ocorre após uma lesão recente - como um acidente de carro, uma queda ou lesão esportiva - você deve procurar um especialista. Se houver quaisquer sintomas neurológicos, você deve procurar cuidados médicos imediatamente. Se não houver problemas neurológicos (ou seja, dormência, fraqueza, disfunção do intestino e bexiga), você pode se beneficiar do tratamento conservador em casa por dois a três dias. Você pode tomar medicamentos anti-inflamatórios, como a aspirina ou o ibuprofeno, e restringir atividades extenuantes por alguns dias.
Quando a cirurgia é necessária?
Quando o tratamento conservador para a dor lombar não resultar em melhora, a cirurgia pode ser necessária. Você pode ser um candidato para a cirurgia se:
1. As dores nas costas e na perna limitarem a atividade normal ou prejudicarem sua qualidade de vida
2. Você desenvolver déficits neurológicos progressivos, como fraqueza nas pernas e / ou dormência
3. Você sentir a perda da funções normais do intestino e da bexiga
4. Você tem dificuldade em pé ou andando
5. Medicação e fisioterapia são ineficazes
Se a cirurgia for a recomendação, os neurocirurgiões têm uma variedade de opções disponíveis para ajudar a aliviar a pressão sobre as raízes nervosas.
Os benefícios da cirurgia devem sempre ser cuidadosamente ponderados contra os riscos, embora uma grande percentagem de pacientes com dor lombar relatarem alívio significativo da dor após a cirurgia.